Craft

Variação Sazonal da Actividade Sexual em Cabras de Raças Locais

Coordenador:
Dr. Ramiro Mascarenhas

Resumo:

O conhecimento da actividade sexual da cabra é um elemento importante para a aplicação das técnicas de controlo da reprodução que permitam melhorar as características dos produtos de origem caprina. A estação sexual dos caprinos estende-se tradicionalmente do fim do Verão ao fim do Inverno. O período de repouso (anestro) parece variar em função da região e da raça caprina considerada.

O objectivo deste trabalho foi a avaliação das variações sazonais da actividade sexual da raça caprina Serrana (variedade Transmontana) que tem o seu habitat na região transmontana do Norte de Portugal, da cabra local grega na região da Macedónea na Grécia e da raça Agrupación Caprina Canaria na Ilha Tenerife e a sua comparação tendo em vista a uniformização dos métodos de controlo da reprodução. A actividade ovárica foi determinada através do doseamento da progestrona plasmática.

Em Trás-os-Montes (Portugal), o início da estação de anestro tem lugar em meados de Fevereiro, data em que todas as cabras entram em anestro, estado fisiológico traduzido por níveis de progestrona plasmática não detectáveis. Em Junho, inicia-se a transição para a estação sexual, e a percentagem da cabras cíclicas passa de 5% em Junho, para 60% em Agosto e atinge os 100% em principio de Setembro.

No Norte da Grécia, 40% das cabras paridas em Novembro e Dezembro ainda apresentam actividade ovárica cíclica entre o fim de Fevereiro e meio de Março seguinte. De Março a fim de Junho, todas as cabras estão acíclicas. Em finais de Junho, inicio da época tradicional de reprodução, todas as cabras respondem ao estímulo do efeito macho, entrando em ciclicidade, o que sugere ser este o mês de transição para a estação de reprodução.
Em Tenerife, a época normal de reprodução começa entre Junho, mas há varias épocas de parto durante o ano. A ciclicidade das cabras foi avaliada entre Outubro e Janeiro, período durante o qual foram observadas percentagens de ciclicidade de 81 a 92%. Não está confirmada a existência de uma estação de anestro tão marcada como as outras regiões.

Estas observações poderão contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas de controlo da reprodução, nomeadamente o estímulo do efeito macho, o qual é tanto mais eficiente quanto mais próximo do início da estação sexual for aplicado.

Estudo realizado com ajudas com ajudas europeias: contrato CRAFT (CT98 FA – S2 – 9207), sendo as PME's participantes: CAPRI-IA (França), ANCRAS (Portugal), ARAS (Sardenha – Itália), AMALTHEA (Holanda) OLYMPUS (Grécia) e La CANDELARIA (Canárias – Espanha).

Sobre a ANCRAS

Fundada em 28 de Maio de 1990 – DR nº 20 de 24-01-1991; Desde 1992, oficialmente reconhecida com Entidade Gestora do Livro Genealógico da Raça Caprina Serrana a nível nacional;

Entidade sem fins lucrativos, cujo o objectivo principal é o de promover e dinamizar a criação de gado caprino Serrano.

Contactos

00 351 278 265 465
00 351 278 265 116

Ancras
Zona Industrial de Mirandela
Rua D, Lote 5 I
5370-327 Mirandela
Apartado 82 - EC Mirandela

geral@ancras.pt

Siga-nos

A Ancras esta disponivel no facebook:

ANCRAS

Caprisserra

Leicras